quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro


No dia 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e o peruano Garcilaso de la Vega. Também em 23 de abril nasceram Maurice Druon, o co-autor de “Le chant des partisans”, o hino da Resistência Francesa na 2ª Guerra Mundial( falecido aos 91 anos, no último dia 14 em Paris), o islandês K. Laxness (Prêmio Nobel em 1955) e Vladimir Nabokov (Lolita, Gogol). A data também marca o falecimento do catalão Josep Pla e do colombiano Manuel Mejía Vallejo. Evidente a importância do 23 de abril para a literatura.

A Conferência Geral da UNESCO , inspirada pela tradição dos livreiros da Catalunha que no dia 23 de abril, data do padroeiro São Jorge, presenteiam os compradores de livros com uma rosa (aqui) escolheu a data para comemorar o dia Mundial do Livro.

dia-do-livro

Portal Unesco

A cada ano uma cidade é escolhida como Capital Mundial do Livro. Este ano o título é conferido a Beirute. Para lembrar o evento, a EBCT emitiu um selo comemorativo na série RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS, que homenageia países e regiões do mundo. Quem quer saber mais clica aqui.

10-selo

Comemorando a outorga, prevista solenidade de abertura das comemorações alusivas ao título “Beirute: Capital Mundial do Livro – 2009”, no dia 05/05/2009,às 20h30m, no Teatro SESI-São Paulo.

Além disso,também em São Paulo, a Exposição “Beirute: Capital Mundial do Livro – 2009”, de 6 a 17 de maio, das 9 às 20 horas, no Espaço FIESP, com entrada franca . O evento terá uma mostra de fotos de pontos históricos e culturais de Beirute.Além disso, obras de artistas plásticos onde Beirute é o tema.

Que comparecer à exposição poderá visualizar ainda documentos históricos, jornais, revistas, livros de autores brasileiros, libaneses e descendentes, entre eles Gibran Khalil Gibran, Amin Maalouf, Raduan Nassar, Milton Hatoum, Paulo Coelho (serão expostos seus livros publicados em Beirute), Antonio Houaiss, Evanildo Bechara e Aziz Ab’Saber.

Fonte : Unesco

Nenhum comentário: