segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dez anos de The Legend of Zelda: Ocarina of Time

zelda

Foi comemorado no final do ano de 2008 os 10 anos do lançamento do jogo que redefiniu a indústria de videogames e se tornou parâmetro para todos os jogos lançados posteriormente. The Legend of Zelda: Ocarina of Time, tido por muitos como o melhor jogo da Série (e por outros vários como o melhor de todos os tempos) foi lançado em 1998 para Nintendo 64 e vendeu até hoje aproximadamente 7.5 milhões de cópias, sendo assim o mais vendido dos jogos da Série e o quarto colocado dentre os games do console.

A impressão à época foi de que um novo poder estava nascendo. A transição dos jogos em duas dimensões para os 3D ainda não havia sido colocada totalmente a prova. Super Mario 64 cumpriu brilhantemente seu papel de estréia, mas com defeitos de jogabilidade; no Playstation, raros eram os jogos que possuíam um desenho gráfico capaz de encher os olhos e fazer corar as máquinas obsoletas de tempos passados. The Ocarina of Time cumpriu com louvor o papel: encheu os olhos com gráficos até então inimagináveis e teve o mérito também de possuir uma história envolvente e a implantação de um padrão que até hoje perdura, a câmera lock on: ao pressionar o Botão Z, a imagem acompanhava o personagem para onde o próprio enxergasse. Parece pouco para hoje, como para um ignorante as palavras de Immanuel Kant também. Só que esta obviedade só foi posta em prática pelas mãos dos criadores do jogo.

Um fato em comum aos jogos da era 32/64 bits foi que muitos “envelheceram mal”. A imensa maioria dos jogos lançados para os consoles desta geração (Nintendo 64, Sega Saturn e Playstation) são praticamente impossíveis de serem admirados nos dias de hoje. Os gráficos, que à época encheram olhos e encantaram multidões hoje não passam, em sua grande maioria, de desenhos animados mal feitos e com erros grotescos. Mas não Ocarina of Time: ao que pese uma análise criteriosa gráfica, é evidente que o jogo deixa a desejar para os dias atuais. Entretanto, deve-se observar um jogo de uma época…com olhos desta época. E é por esta razão que TLoZ: OoT é um jogo atemporal e tal qual Caetano Veloso, envelhece com dignidade aos olhos e aos ouvidos dos fãs.

O mundo do videogame ainda está na espera de um novo jogo da série que supere Ocarina – mas é uma tarefa inglória. Novos jogos da série já foram feitos e talvez sejam até melhores que o homenageado: porém, o impacto que Ocarina of Time gerou jamais será superado. É o carma de quem alcança a perfeição: tal nível impede que um dia supere-se a sua própria obra. Já faz mais de dez anos que o videogame foi reinventado, mas para quem participou da mudança a impressão é de que foi ontem. E a sensação sentida há uma década mantém acesa a chama para a expectativa de que a master-piece seja superada. Assim como Celso Roth acredita que um dia ganhará um título relevante, eu creio que Ocarina of Time será superado. I have a dream!

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