domingo, 1 de março de 2009

Villa Mimosa – Cidade dos Tocos ataca novamente em Canoas

Érico Veríssimo em seu Um lugar ao Sol , publicado em 1936,refere-se a Canoas/RS da seguinte maneira:

“Clarissa saia todas as manhãs às sete para tomar o ônibus que a levava a Canoas.Já começava a gostar dos alunos. Canoas era bonita, com suas vivendas no meio de jardins verdes e floridos. Ouvia-se o canto dos passarinhos. Um silêncio fresco envolvia as casas, árvores e as criaturas.”

A cidade, cuja emancipação política ocorreu em 1939, era um sítio de veraneio para as famílias abastadas de Porto Alegre. Como resquício desse tempo, sobraram as construções ao longo dos antigos trilhos do trem no centro da cidade e arborização das ruas adjacentes.

Uma dessas edificações é a chamada Villa Mimosa, com arquitetura apresentando características do neoclássico, construída em 1904, que serviu de moradia Victor Hugo Ludwig ,um conceituado médico da cidade e sua família, até o ano de 1999.

getattachmentaspx
Foto:O Timoneiro

villa-chale-pest

A Villa Mimosa à direita e à esquerda o complexo do Pestalozzi também ricamente arborizado, formando um quarteirão verde que constitue um dos raros pontos bonitos da av. Guilherme Schell, extremamente desprovida de beleza, sendo quase ofensiva ao mínimo senso estético.

villa

.

ulbra-043

Villa Mimosa vista da Vitor Barreto através do muro dos trilhos

É uma linda construção cercada por árvores centenárias. O local ameniza o impacto visual , a imensa feiura provocada pela linha do trensurb que corre em frente.No interior da Villa resiste o silência fresco que outrora Veríssimo proclamava envolver as casas, as árvores e as criaturas e atualmente está cada vez mais envolto nas brumas do passado da cidade que já foi chamada de bonita.

vilamimosa
Foto:O Timoneiro

Ficaremos inertes ante ameaça de corte dessas árvores ?

Pois bem. A Cidade dos Tocos ataca novamente. Na cidade onde impera uma lógica imediatista e mercantilista, a Villa Mimosa está prestes a servir de local para construção de empreendimento imobiliário. E pretendem cortar as árvores que circundam a construção para edificação de prédio no local.

O jornal local O Timoneiro está alertando para a necessidade de mobilização no sentido de evitar-se este dano ao patrimônio histórico e ao ambiente. Que a esperança de novos rumos em Canoas não seja abalada e não ocorra a permissão da administração municipal para este atentado que a ganância está perpetrando contra os interesses maiores da cidade.

Escrito por blogperspectiva

Nenhum comentário: