sábado, 28 de março de 2009

A razão dos jogos de videogames serem mais caros que os de PC no Brasil

Evidentemente quem joga videogame já deve ter ficado intrigado com os valores praticados no ramo aqui no Brasil. Já estamos acostumados com consoles custando mais de r$2000, jogos com preços acima de r$ 300 e acessórios que passam de duas centenas de reais. Faz parte do nosso cotidiano assim como dos americanos: sempre que passamos por uma loja e observamos o produto que nos interessa, entramos para buscar informações. A diferença é que eles, os malditos imperialistas, saem com uma sacola nas mãos com a mercadoria e nós saímos com a frase “eu só vim olhar” machucando a cabeça de tanto que repetimos.

Os lojistas aproveitam-se que é um mercado de grande apelo? Pode até ser. Mas a verdade dos altos preços praticados no ramo de videogames brasileiro está na alta tributação praticada pelo governo. O videogame lançado oficialmente aqui já sai com 100% de impostos diretamente. O curioso é que 25% deste percentual coresponde ao II (Imposto de Importação), que é uma taxação de defesa do Governo Federal para proteger o mercado nacional. Seria extremamente válido caso…existisse um mercado nacional de videogames. A Tec Toy ainda lança oficialmente o Mega Drive e o Master System, que existem há mais de vinte anos. O atraso é latente.

Mais intrigante ainda: as máquinas de videopoker (aquelas que encontramos em botecos de qualidade duvidosa) tem taxação total de 40%! Sim, isto mesmo. Estas máquinas que se alimentam da ingenuidade e da total tolice humana recebem taxação inferior aos jogos de videogame, um entretenimento quase sempre inocente e, se bem dosado, saudável.

Ah sim, e a razão pela qual os jogos de PC entram no Brasil com preços acessíveis: eles são incluídos no benefício para programas de computador do Governo no plano de inclusão digital. Por esta razão que encontramos Pro Evolution Soccer de PC custando 99 reais e logo ao lado a versão de Xbox 360 pela bagatela de 249 reais.

Para quem quer se horrorizar ainda mais: o repórter Theo Azevedo fez uma excelente reportagem para o site UOL JOGOS que detalha ainda mais o assunto. Quem quiser acessar, basta clicar aqui.

Escrito por F Rules |

Nenhum comentário: