sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta – É hoje! Vamos apagar as luzes!

O vereador de Porto Alegre, Beto Moesch, que tem um trabalho marcante em prol do meio ambiente nos enviou um lembrete para que participemos da Hora do Planeta,apagando as luzes hoje, das 20h30m às 21h30m.

Reproduzimos abaixo a conclamação que nos foi feita:

O movimento Hora do Planeta convida o mundo a apagar as luzes durante uma hora no sábado, dia 28 de março, das 20h30 às 21h30. A iniciativa, coordenada pela organização não-governamental (ONG) WWF, tem por objetivo mobilizar governos, empresas e população em um ato simbólico que demonstra a preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. Aproximadamente 1 bilhão de pessoas em mil cidades ao redor do mundo devem participar.

O ato também resultará em significativa economia de energia. Se um milhão de residências desligarem apenas uma lâmpada incandescente de 100 watts durante 60 minutos, a luz economizada seria suficiente para suprir as necessidades de energia de cerca de 136 mil apartamentos durante um mês inteiro.

PORTO ALEGRE – O primeiro país a ter suas lâmpadas apagadas será a Nova Zelândia, seguido por nações da Ásia, Europa, África e Américas. No Brasil, 55 cidades já aderiram ao movimento. No Rio Grande do Sul, participarão os municípios de Canela, Canoas, Dois Irmãos, Pedro Osório, Porto Alegre e Taquara.

Na capital gaúcha, a prefeitura irá suspender a iluminação no Largo dos Açorianos, praças da Matriz e da Alfândega, Viaduto Otávio Rocha, Monumento ao Expedicionário, Fonte Talavera, Três Guerreiros Vigilantes, no Parcão, estátuas do Laçador e de Bento Gonçalves e Praça da Alfândega.

HISTÓRIA – O movimento iniciou em 2007, em Sydney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e 2.100 empresas resolveram chamar atenção para o aquecimento global apagando suas luzes. O feito gerou uma redução de 10,2% no gasto energético da cidade. Se tivesse sido repetido todos os dias, num período de um ano, a redução de CO2 na Terra equivaleria a 48.616 carros fora de circulação. Em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente, apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco, e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Site oficial: Hora do Planeta


Nenhum comentário: