quinta-feira, 12 de março de 2009

Mobilização pela Villa Mimosa- Canoas/RS

A cidade de Canoas/RS está sendo palco de mobilizaçao em torno de um patrimônio histórico e ambiental ameaçado pela especulação imobiliária desenfreada.

villa1

A Vila Mimosa , em frente da qual haverá manifestação no sábado às 11 horas, é tema de edição especial do jornal local O Timoneiro, onde diversos canoenses , das mais diversas atividades, expressam sua visão sobre a situação da Villa.

Abaixo reproduzimos o editorial desta edição do jornal, por concordarmos com o posicionamento ali expresso:

A campanha promovida por setores da sociedade canoense em defesa da manutenção e conservação dos aspectos históricos do prédio e das árvores, algumas centenárias, entre as quase 400 existentes, demonstram o pleno exercício da cidadania.
A defesa da qualidade de vida de uma cidade é direito inalienável da população.
O movimento apresenta-se a favor da vida e não contra as atividades empresariais. Todos querem o desenvolvimento, mas não podemos pagá-lo liquidando este maravilhoso e insubstituível pulmão verde.
Canoas é uma das cidades com menor número de área verde no Rio Grande do Sul. A “floresta” da Villa Mimosa, com mais de seis mil metros quadrados, não pode ser derrubada sob qualquer pretexto.
É única.
A defesa do interesse público e da preservação do futuro da qualidade de vida dos canoenses animou a campanha, e nós do O Timoneiro estamos engajados nela.
E para tornar bem clara nossa posição, estamos editando essa edição extra de nosso semanário, que já circula há 43 anos,. A maioria das árvores da Villa Mimosa é mais velha do que nós.
Respeitamos os argumentos empresariais e monetários dos defensores da ideia da derrubada da mata para o crescimento de prédios, mas não o consideramos de boa valia para nós, que vivemos em Canoas. Transformar a
cidade em uma selva de pedras, não é bom para quem aqui mora, talvez para quem esteja de passagem, seja indiferente ou motivo de obter rendimentos financeiros.
A campanha não é contra ninguém e os vereadores Ivo Fiorotti(PT) e Juarez Hoy (PDT) apresentaram projeto de lei, à Câmara Municipal, autorizando o prefeito a desapropriar a área e, consequentemente, indenizando a empresa nos termos da lei. Se aprovado o projeto aliado à ampla mobilização da sociedade canoense estará o chefe do Executivo apoiado pela vontade popular para atender a postulação.
Todos sabem da dificuldade da tarefa, alguns dizem que deveria ter sido feita antes, mas ninguém lhe tira o mérito. Se antes não ocorreu foi por culpa de todos nós, uns por falta de mobilização, outros porque não tiveram visão do grave momento em que o clima do planeta vive com a destruição de matas e até pessoas que tinham interesses comerciais e financeiros. Mas não adianta atirar pedra no passado. É preciso fazer a defesa agora, urgentemente,arcando todos com as responsabilidades. Nós, canoenses, vamos ter que pagar por isso, em dinheiro, hoje, para que nossos filhos e netos não tenham que pagar, com a vida, no futuro.


Vamos todos à luta, com abaixo-assinado, palestras, e-mails, telefonemas e mobilização, apoiando esse grupo de canoenses que iniciou a tarefa e dando-lhes sustentação nos lares, nas escolas, nas entidades e especialmente com a grande mobilização dos estudantes canoenses pela preservação do seu futuro.

Como participar

manifesto-as-autoridades-canoenses2doc1

Escrito por blogperspectiva

Nenhum comentário: