sexta-feira, 6 de março de 2009

Profissionais , torcedores e resultados

Uma distinção recorrente no discurso de Fernando Antonio Kroeff, presidente do Grêmio e membros da diretoria dá a exata dimensão da maneira como são encarados a os torcedores do seu time.

Nas entrevistas após os jogos freqüentemente são feitas referências aos profissionais envolvidos no jogo, ou seja, os jogadores e principalmente o treinador Celso Roth. O tom é sempre respeitoso e elevado, como deve ser.

Por outro lado, quando se refere aos torcedores Kroeff sempre fala na terceira pessoa e num tom bem menos respeitoso – muitas vezes até condescendente.

“Não, porque a gente não pode pensar como torcedor. Nós temos uma responsabilidade e temos que agir com cautela e cabeça fria e não podemos agir como torcedores. Eu só faço aquilo que pode dar melhor resultado para o Grêmio. Acho uma solução simplista e até antiquada esta de trocar de técnico por um mau resultado.”

A palavra torcedor passa a ter um sentido quase pejorativo, eis que feita clara distinção entre “nós” diretoria e o “torcedor”. Diretoria com responsabilidade, torcedor um destemperado que não tem compromisso com os destinos do Grêmio. Um mal necessário, em suma.

Talvez seja apenas uma mania de quem passou anos ouvindo do presidente do clube palavras de respeito a “nós, torcedores”, incluindo a si mesmo no imenso grupo de apoiadores apaixonados do tricolor.

O presidente Fernando Antonio também afirma que sua direção não busca popularidade e sim resultados. Até o momento, como diria minha avó, nem mel nem porongo. Aliás quem afirma não buscar popularidade talvez inconscientemente também não busque resultados, porque aquela é consequência direta desses.

Escrito por F Rules

Nenhum comentário: