segunda-feira, 23 de março de 2009

FIA recua e joga para 2010 as mudanças na F-1

Uma vitória da sociedade! A FIA recuou da ridícula mudança nas regras da Fórmula Um (clique aqui quem desconhece a polêmica) e jogou para 2010 a modificação. Claro, o ideal era tacar fogo para todo o sempre nesta idéia e talvez em quem a sugeriu, mas ao menos é motivo de alegria saber que o Campeonato de 2009 foi salvo!

Para quem não sabe a razão desta idéia ser ridícula, explico. A F-1 historicamente definiu seu campeão pelo número de pontos. Assim sendo, privilegia quem faz um campeonato mais regular e de pontuação constante. Destina pontos do primeiro até o oitavo colocado, fazendo com que o Grande Prêmio jamais se torne enfadonho: se a disputa pelo primeiro lugar ou até mesmo pelo pódio já está definida, sempre há algum piloto fazendo “das tripas coração” por uma colocação melhor. O novo modelo proposto acabaria com a atual e tão bem sucedida fórmula: fazendo com que o campeão seja decidido pelo número de vitórias, tanto fará para o piloto que estiver em sexto lugar na metade da corrida almejar alcançar seus próximos adversários! Será completamente irrelevante para ele terminar em segundo ou em vigésimo com problemas de freio.

Outro aspecto negativo: se um piloto vence uma corrida e quebra em todas as outras, fica em vantagem na tabela de classificação de um competidor que terminar todas as corridas em segundo lugar. Ou seja, regularidade já não importa mais. O que interesse é apenas e tão somente a vitória em um Grande Prêmio disputado por 20 carros.

Empurrar para 2010 as mudanças não é o ideal, evidentemente. Mas pelo menos os amantes deste esporte ganham mais uma temporada da verdadeira Fórmula 1 – e um ano inteiro para que a proposta seja esquecida.

Nenhum comentário: