quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A tragédia no Chaco

O desabamento ocorrido no estádio Defensores del Chaco reflete a precariedade, atraso e pobreza do Paraguai como país. O seu principal estádio de futebol e símbolo do esporte paraguaio foi palco de um desastre no último domingo quando parte da arquibancada cedeu e matou duas pessoas além de ferir outras oito. O acidente lembrou o ocorrido na Fonte Nova em dezembro de 2007 embora em proporções menores.

As causas foram as mesmas: má conservação e descaso público com a segurança da população. Autoridades paraguaias já admitiram que o estádio recebia eventos sem o aval da prefeitura e que não possuía as condições necessárias para espetáculos. Nisto, vale lembrar de que na Copa Libertadores os clubes de lá costumam lotar o estádio com torcidas empolgadas. E se o dano fosse maior ainda do que a morte deste dois policias que lá estavam para garantir o bem público?

A cratera que arrombou o estádio não perfurou apenas materiais de construção. Atingiu o já dolorido coração de uma Nação que não consegue se erguer e que certamente encontrava no esporte uma via de escape de tantas agruras. Nem mais no esporte podem se apoiar.

Escrito por FRules


Nenhum comentário: