quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O custo da guerra do Iraque

A Guerra do Iraque custou aos americanos nada menos do que 4 mil vidas até o momento. São prejuízos que não podemos medir em números. O que podemos medir, e em números bem grandes, é o prejuízo financeiro causado aos cofres americanos pela turnê de George W. Bush e sua turma até o Oriente Médio. Quem fez isso por nós foi ex-economista da Casa Branca Lawrence Lindsey. Segundo o ex-professor de Harvard, a Guerra do Iraque já custou aos americanos mais de 500 bilhões de dólares – um valor mais do que suficiente para dar ajuda aos combalidos bancos do país, cuja má situação é responsável pela crise econômica que todos sofremos.

O curioso é que Lindsey errou suas próprias estimativas. Quando estava no governo, dizia que a guerra iria custar em torno de 200 bilhões de dólares, algo que já havia sido, na época, considerado proibitivo. E não se pode acusá-lo de ser um tradicional da família Bush. O homem é republicano, reconhecido conservador e tido por seus adversários como um boneco fabricado por George Bush pai.

Neste artigo, ele explica como chegou à quantia astronômica divulgada e como ela pode ficar ainda maior com o passar do tempo.


Publicado por Celso Augusto Uequed Pitol

Nenhum comentário: