segunda-feira, 11 de maio de 2009

Grêmio 1 x 1 Santos

Na tarde de dia das mães deste domingo o Grêmio prestigiou suas torcedoras com um presentão: acesso gratuito ao estádio a todas as mulheres. Dia de sol, temperatura amena e time embalado deram o resultado de mais de 44 mil torcedores no cair da noite do Estádio Olímpico Monumental, todos na espera de uma vitória contra o Santos (goooooool do Tantos!!). Time escalado e torcida lotando o estádio, vamos ao jogo.

O Grêmio jogou mais uma vez no esquema 3-5-2, que usa desde a estréia contra o São Paulo no Brasileiro de 2008. Esquema extremamente competente quando a equipe que o utiliza possui alas de alta qualidade. Não é o caso do Grêmio! Fábio Santos tem qualidade técnica muito abaixo do que um clube que disputa competições de alto nível necessita; Ruy, bem…Ruy tem qualidades sim. Só que não está demonstrando-as.

Esquema errado, jogadores fracos. O Grêmio em campo mostrou um futebol ineficiente e com jogadores fazendo, individualmente, boas apresentações(!). Souza teve excelente movimentação e dribles; Maxi López lutou o tempo inteiro; Jonas criou boas jogadas de ataque; Adilson marcou com excelência; Victor não precisa sequer ser comentado (São Victor); Tcheco, apesar de inferior a estes, teve boa participação. Ou seja, jogadores o Grêmio tem em seu elenco. O problema, evidentemente é a formação tática.

O gol achado por Rever pareceu ter abafado os erros gritantes de Rospide, que trocou Maxi por Túlio, Jonas por Alex Mineiro e Tcheco por Douglas Costa. O Grêmio havia ficado em um 3-6-1 hediondo, com o vagaroso Alex isolado à frente e sem nenhum ‘pensador’ no meio. Até que…

Quando Molina se preparou para a falta, um senhor gordinho ao meu lado e com o aspecto físico do Super Mario gritou, para toda a Social do Estádio Olímpico ouvir:

- Esse Molina não é de nada não!! Eu conheço o futebolzinho desse colombiano e sei bem que ele não acerta essa falta! E digo mais: Fábio Santos vai ligar o contra-ataque e o Alex Mineiro vai fazer um gol que vai deixar esse cabeludo argentino no banco pra sempre! Podem escrever no bloquinho de vocês!!

Reação do mesmo torcedor após o gol:

- Nãããããããoooo….que desgraçado!!! Ele nunca acerta!

O Santos empatou em jogo que não merecia perder. Para quem reclama que o futebol não é justo, dessa vez Molina tratou de colocar justiça na partida. Não fosse Victor, o Grêmio teria saído de campo com um placar indigesto. O jogo serviu para que Rospide, ou seja lá quem dê as cartas no vestiário, faça mudanças táticas. Ainda é tempo de corrigir erros para o que importa nesse ano: a Copa Libertadores.

Nenhum comentário: