terça-feira, 12 de maio de 2009

Ana Karina Belegante discorda que “Correr é o fim”

A RBS lançou em 2007 a campanha“Violência no Trânsito – Isso tem que ter fim”, se auto-proclamando um grupo preocupado com a crescente perda de vidas devido acidentes. A empresa promoveu lançamento da campanha em edição onde praticamente todos seus colunistas vestiam camisetas brancas com dizeres alusivos ao tema e expuseram seu posicionamento. Os motoristas de Porto Alegre tiveram disponibilizados adesivos da promoção com entrega gratuita em diversos pontos da cidade. O adesivo reproduz uma das mensagens principais da campanha: Correr é o Fim, pois é senso comum que a velocidade é uma das principais causas das mortes no trânsito.

A iniciativa do Grupo RBS tornou-se bastante conhecida e apoiada. O adesivo Correr é o Fim está presente em um grande número de veículos em todo estado. Todos ficamos satisfeitos com a iniciativa embora lamentemos a necessidade da mesma.

Como é evidente, coerência é o mínimo que se espera de alguém que propõe aos outros um comportamento correto . Se é pedido à população e aos jovens ( segundo o grupo jornlístico o foco principal da campanha) que não abusem da velocidade pois ela é causa de acidentes – afinal, “Correr é o Fim” – o que justifica a matéria publicada a fls.20 do no Caderno Donna do Jornal Zero Hora?

Ali, uma jovem senhora, mãe de uma menina de tres anos expõe sua visão de mundo. Ana Karina Belegante, apresentadora do “Adrenalina”, programa de esportes radicais produzido no Rio Grande do Sul, com transmissão nacional pelo Canal Futura, certamente influencia quem assiste seu programa.Pois esta senhora, escolhida como destaque no Dia das Mães e apresentada como uma pessoa altamente interessante e divertida ( portanto modelo ideal para ser seguido pelos jovens)afirmou textualmente o seguinte:

O que você faria se não fosse proibido?

Correria de carro em alta velocidade nas estradas!

Campanha de um lado com todo aquele conteúdo muitas vezes considerado maçante pelos jovens e, de outro a expressa manifestação de alguém divertido que se mantém esportiva e jovial mesmo chegando perto dos quarenta anos.

Qual mensagem atinge os jovens?

Nenhum comentário: