segunda-feira, 20 de julho de 2009

Série Clubes Brasileiros – São Raimundo – Santarém

O São Raimundo, de Santarém-PA, disputa Campeonato Brasileiro da Série D.Os habitantes do sul deste imenso país praticamente não conhecem a maioria dos participantes da série D, desconhecimento que pretendemos diminuir com esta postagem sobre o time de Santarém , ” A Pérola do Tapajós”que fica a mais de 1000Km da capital do estado do Pará, a oeste, em uma região que pretende a criação de um novo estado(Tapajós).

A cidade tem 22.887 km², com uma população aproximada de 275.000 pessoas.

rio tapajós e amazonasRios Tapajós e Amazonas em Santarem

Foto: Ronaldo Ferreira

igrejaIgreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém

vitoriaVitória Régia

colosso

Colosso do Tapajós

Fonte da foto

O alvi-negro santareno,vice-campeão paraense, que tem uma pantera negra como símbolo foi fundado em 09 de janeiro de 1944 . Como curiosidade o fato de que o nome original do time era São Brás, mas na hora da inscrição para a primeira partida um dos dirigentes a fez em nome de São Raimundo. A camisa alvi negra que hoje utiliza somente foi adotada a partir de 1950, até então o uniforme era totalmente branco.

Seu estádio Dr. Everaldo Martins (O Panterão) leva o nome de médico, desportista e político que foi prefeito de Santarém em duas portunidades é utilizado apenas para treinos e jogos não-oficiais.

Os jogos oficiais da Pantera Negra Santarena são realizados no estádio estadual Jader Barbalho, o Barbalhão ou Colosso de Tapajós, sobre cuja capacidade divergem o clube (15.000) e a Federação Paraense de Futebolom (19.124) . Foi inaugurado em 1987 pelo então governador do Pará Jader Barbalho.
Na primeira partida oficial, o clássico Rai-Fran( São Raimundo e São Francisco) que terminou empatado em 1 a 1. Nas penalidades, o Leão Azul santareno levou a melhor, 4 a 2, e levou o troféu que levava o nome do estádio.

O São Francisco, tradicional rival do São Raimundo vive momentos difíceis, e tenta apoio de sua torcida para elaborar formas de reerguer-se. No entanto, a rivalidade persiste. Uma das torcidas organizadas do São Raimundo, os Loucos Alvinegros, criou uma camisa alusiva ao clássico.

Camisa_RAIFRAN_2009_AZUL frenteFonte

O técnico é Arthur Oliveira e o time conta com Labilá, Souza, Preto Marabá, Marabá, Ceará, Dudu, Beto, Trindade, Ciro, Déo Curuça,Hallace e Felipe Bragança.

Moscote_SaoRaimundo_Esporte_Clube-Pantera

MascoteUniformes_e_Simbolo-SaoRaimundoE.C

Uma curiosidade a respeito da torcida do São Raimundo é o fato de que existe uma conclamação da direção para que a mesma efetivamente apoie o clube, comparecendo ao estádio. Comparando os preços praticados com os do líder da série A o Atlético Mineiro ou com o campeão de público da série D entendo que teremos uma idéia da razão que faz os torcedores santarenses permanecerem em casa ao invés de irem ao Colosso. A média do preço dos ingressos do Atlético Mineiro é 14 reais, do Santa Cruz é de 5,6 reais, enquanto que a média dos preços praticados pelo São Raimundo é de 13 reais.

Site oficial

Maior comunidade no Orkut

Torcidas organizadas: Loucos Alvinegros, Mancha Negra, Garra Alvinegra, Fúria Alvinegra, a Nação.

Link relacionado:Tabela do Campeonato Brasileiro de Clubes- Série D






Publicado por Miss Lou Lou | 2 Comentários |