segunda-feira, 13 de julho de 2009

Grêmio x Corinthians – impressões de uma torcedora

Nesta tarde de domingo, o Olímpico contou com um público de 33 mil pessoas. O que, no meu ponto de vista, é quase perfeito , porque na casa dos trinta mil a torcida sempre é mais vibrante, sem aquela superlotação característica de jogos decisivos. Excesso de público quase sempre traz junto diminuição de entusiasmo. O jogo iniciou da forma que eu esperava, com a torcida saudando respeitosamente a Mano Menezes, o técnico a quem devemos a restauração de nosso orgulho como torcedores, eis que nos tirou das profundezas da série B para a disputa da final de uma Libertadores. Cantamos com muita emoção o “Mano Menezes / Dá-lhe Mano Menezes” puxado pela Geral no ritmo de “Guantamera”. E, ao final do jogo a comprovação de que o sentimento de apreço é recíproco, o que aliás já ficava evidente a cada encontro do torcedor com o técnico, nos idos de 2007.


– Eu vi a torcida do Grêmio ter essa atitude diversas vezes quando eu trabalhava aqui com profissionais que tiveram alguma participação e ficaram na história do Grêmio.
Eu sinto na mesma proporção pela torcida do Grêmio o que ela sente por mim .

Durante a partida confesso que me pegava olhando com carinho para Ronaldo, o lendário camisa 9 do Corinthians a quem nunca havia visto jogar ao vivo. Mesmo sendo sombra do que foi, ainda carrega consigo a aura do grande craque. Mesmo como adversário e mesmo sendo provocado, tenho certeza de que a maioria fica contente em saber que voltou a jogar.

Mas como é mimado o Ronaldo. Reclama de qualquer jogada dando a impressão de que vai sair de campo dizendo um mal-humorado “não jogo mais”. E tem várias chances para dizer isso: o Grêmio não o deixa jogar. Com Thiego fixo como lateral-direito recuado, André Santos não pode avançar ao ataque e a bola não chega a Ronalddo. No meio, Adilson e Tulio são dois leões prontos para caçar a bola onde ela esteja e, se não der para caça-la, vai mesmo no adversário. Um pouco à frente, o maestro Tcheco comanda a sinfonia tricolor movimentando-se entre as duas intermediárias para armar jogadas, defender e atacar. O Grêmio não pára um instante, não deixa espaços e ataca com vigor por todos os lados. O Corinthians não tem chances. Ronaldo não tem chance. Só lhe resta reclamar de cara emburrada e assistir, de longe, ao show do time de Paulo Autuori nesta bela tarde de domingo.

Publicado por Miss Lou Lou 1 Comentário

Nenhum comentário: