domingo, 5 de julho de 2009

Rolando Schiavi – o Homem-Libertadores




24-03-2007 5Schiavi saindo do treino no Olímpico, em 2007

Quando o juiz apitou o final de Nacional 1 x 2 Estudiantes, em Montevidéu, o zagueiro argentino Rolando Schiavi se encaminhava para contar a sua quarta final de Libertadores. Foram duas com o Boca Juniors (2003 e 2004), uma com o Grêmio (2007) e agora mais uma com o Estudiantes. Ganhou dois títulos (em 2001 e 2003) e vai em busca do terceiro junto com seus companheiro de clube, dentre os quais conta o meio-campista Juan Sebastian Verón, da Seleção Argentina.

Schiavi está prestes a alcançar um recorde: o de jogador em atividade que mais disputou finais de Libertadores. Segundo estatísticas da revista Conmebol, quem detém o título de maior numero de participações em finais de Libertadores é o argentino Francisco Sá, disputando 15 partidas entre Independiente e Boca Juniors. A questão é que, na época de Francisco Sá, as finais de Libertadores eram disputadas em três partidas, em vez das duas de hoje, o que causa uma distorção entre os números atuais e os de antigamente.Dentre os jogadores em atividade, porém, não restam dúvidas de que Schiavi é o líder junto ao jogador Júnior, ex- São Paulo e Palmeiras e atualmente no Atlético Mineiro.

Quem assistiu ao jogo Estudiantes x Nacional, válido pela semifinal, pôde comprovar que as qualidades que fizeram de Schiavi um dos líderes do Boca Juniors na primeira metade dos anos 2000 continuam lá: a segurança nas jogadas áereas, o senso de posicionamento, a força física descomunal, o comprometimento com a equipe – quando estava no Grêmio, em 2007, jogou suas últimas partidas com a mesma gana de um iniciante, mesmo sabendo que já seria transferido para o Newells Old Boys- , e a simplicidade de zagueirão que não tem medo de chutar a bola para lateral quando é necessário. Ou seja, Schiavi, aos 36 anos, continua tão Schiavi quanto sempre foi. Inclusive na fome por títulos.

Nenhum comentário: