quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Eu tenho, vocês não têm e tudo acaba no discurso furado de sempre


*Eugenio Brauner

Muitas vezes tenho a certeza de viver em uma pequena aldeia. Hoje, porém, tenho certeza.
Os mesmos que desprezam uma competição, onde o campeão e o vice eliminaram clubes do naipe de Boca, River, Independiente, U. Católica, fora outros, ufanam uma competição que irão jogar contra Boyacá Chico ou, por exemplo, que em 2007, enfrentaram Danúbio e Cucuta, equipes “tradicionalíssimas”.

É um argumento pequeno esse de que a Sul-Americana não vale nada. Que é a segunda-divisão da América – aliás, esquecem da Batalha dos Aflitos, dos Anapolinas, dos São Raimundos, dos CRBs.

Mas o Boca jogou com os reservas! – gritam uns – O Grêmio foi de banguzinho – gritam outros. E daí? Estão esquecendo que nas primeiras rodadas do BRASILEIRÂO, o São Paulo – líder com três pontos de diferença sobre o segundo colocado – jogava com um mistão muito dos frios…

Aliás, vivemos hoje uma cultura em que a taça é menos importante do que o prêmio de consolação. Será que a o menininho – futuro torcedor – que está indo para a escola hoje com a camiseta vermelha está se importando com vaga da Libertadores. Que nada, ele quer é mostrar a camiseta que ganhou do pai para os coleguinhas. E aqueles que ainda não torcem para nenhum time vão crescendo sobre a sombra vermelha e, quem sabe, no futuro, serão também colorados. O que importa é taça no armário, faixa no peito e volta olímpica! – Mas por favor, descontem esses Dubais, Surugas, Ramon de Carranzas, Torneio de Amsterdans, que isso, REALMENTE NÃO VALE NADA.

Sei que se o Grêmio, hoje, tivesse sido campeão da Sul-Americana, o argumento vermelho seria o mesmo. É assim a aldeia. Coisa mais pequena. Coisa mais feia.

O Inter é sim campeão de tudo. De tudo o quê um time grande realmente GOSTARIA de ganhar… E espero que isso motive os azuis a voarem mais alto. É assim a rivalidade. Sem mesquinhice, sem gabolice, sem DESPEITO.

André Krieger poderia ter ficado calado. Uma pena.

* O coloradíssimo Eugênio Brauner está eufórico nesta quinta-feira,como parcela dos habitantes do Rio Grande do Sul.


Tudo o que Eugenio Brauner publicou no Perspectiva está aqui

*Escrito por Eugênio Brauner


Nenhum comentário: