segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Burocratas não suportam ver povo feliz

O campo de futebol do Parque Municipal Getúlio Vargas em Canoas (RS) até pouco tempo atrás estava com a tela de arame esburacada, permitindo o acesso ao local em vários pontos. Os dois portões de acesso também estavam destruídos. A falta de telas adequadas tornava a prática desportiva perigosa, pois a bola poderia facilmente atingir algum caminhante da pista em volta. O “gramado” é péssimo, mas com alguma frequência times realizam jogos e diariamente viamos pessoas aproveitando as goleiras para darem chutes e pais com filhos pequenos jogando por ali. O campo de futebol,apesar da ausência de telas adequadas e de um gramado que possibilite a prática do futebol em condições minimamente adequadas, pelo menos cumpria a finalidade de poder ser utilizado por todos. As pessoas ficavam felizes podendo chegar no parque e, informalmente, “bater uma bolinha”. Por vários anos foi assim, com livre utilização, mas com o risco decorrente da falta de telas de proteção.

Neste mês de agosto, a tela em volta do campo de futebol foi consertada e parecia que o local poderia ser utilizado com segurança. Ficamos contentes e até referimos o fato por aqui. Ingenuidade da nossa parte, imaginarmos que , com a segurança que as telas proporcionam impedindo que a bola de ultrapasse os limites do campo poderiamos utilizar ou ver ser utilizado o campo de futebol. Agora os portões ficam fechados e acabou a possibilidade de pessoas jogando informalmente. Obtivemos a informação junto aos funcionários que cuidam da parte administrativa do parque de que é possível agendar horário e utilizar o campo. Se o horário prevbiamente marcado for para após as 17 horas os guardas ficariam encarregados de entregar e recolher as chaves. Quando recebemos a informação percebemos que os encarregados de administrar o parque consideram absolutamente correto este posicionamento, enfatizando que basta agendar préviamente e a utilização do campo é livre. O que as cabeças burocratas não compreendem é que a população não sabe disso e além disso nem sempre a disposição para jogar bola faz parte de um planejamento prévio. No verão anoitece após as 20 horas. Quantos canoenses chegam ao parque quando ainda em funcionamento o setor burocrático? A imensa maioria de frequentadores chega ao local após as 18 horas . Qual o problema em deixar o campo livre? O perigo de ser utilizado? Sim,porque depois do conserto da tela nunca mais vimos o local ser utilizado. Acreditamos que no final de semana times joguem por ali, mas é uma lástima que durante dias e dias permaneça fechado. Ressalte-se que o “gramado” é péssimo, não necessitando ser protegido,cheio de pedras e poças de água.

Na cidade da péssima qualidade de vida é assim. Mesmo dispondo de um local maravilhoso como o parque Getúlio Vargas encontram maneiras para dificultar sua utilização.

Publicado por Madame Li Li

Nenhum comentário: