segunda-feira, 29 de setembro de 2008

São Miguel Arcanjo


“Lá do alto enviai-nos, ó Cristo, vosso anjo da paz, São Miguel. Sua ajuda fará vosso povo crescer mais, prosperando, fiel. Gabriel, o anjo forte na luta, nosso templo sagrado visite, lance fora o antigo inimigo e, propício, conosco habite. Enviai-nos dos céus Rafael, o bom anjo que cura os doentes, para a todos os males sarar e curar a doença das mentes. Cristo, glória dos coros celestes, vossos anjos nos venham guiar, para, unidos a eles um dia, glória eterna ao Deus Trino cantar. Amém.”

Guido Reni, Igreja Santa Maria della Concezione, Roma

São Miguel é referido na Bíblia como o Príncipe dos Anjos. Seu nome significa “Quem é como Deus?” em hebraico, pois foi S. Miguel que se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. Sempre que é necessário ressaltar o poder de Deus o enviado é Miguel. ( Apoc. 12,7-8):

“Travou-se, então, uma batalha no Céu:Miguel e os seus anjos pelejaram contra o Dragão e este pelejava também juntamente com os seus anjos. Mas não prevaleceram e não houve mais lugar no Céu para eles.”

Outras referências:Livro de Daniel

Dan 10,13-21

“…Miguel, um dos principais Príncipes veio em meu socorro.”

Dan 10/21

Ninguém me ajuda nestes trabalhos a não ser Miguel, o vosso príncipe”

Dan 11/1

“…Só Miguel tem estado ao meu lado como um baluarte e uma fortaleza para mim”.

Dan 12,1

‘Naquele tempo surgirá Miguel, o grande Príncipe que protege os filhos do teu povo”.

Também na Carta de São Judas.

A oração mais popular a São Miguel foi composta pelo Papa Leão XIII:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate; protegei-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o,Deus, instantemente pedimos e vós,príncipe da milícia celeste,precipitai no inferno a Satanás e a todos os outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas. Amém.

Fórmula Tridentina de confissão

“Eu pecador me confesso a Deus todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado são Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos santos apóstolos são Pedro e são Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre, porque pequei muitas vezes, por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa.

Portanto, peço e rogo à bem-aventurada Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos santos apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos e a vós, Padre que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor. Amém.”

S. Miguel é ainda o patrono dos agonizantes, o guia das almas para o céu.

Sua festa é no dia 29 de setembro sendo o nome histórico da festa chamado de Aparição, Vitória, Consagração e Memória.

O Santuário na gruta do Monte Gargano, na Itália, recorda a primeira aparição do arcanjo, no século V (ver foto abaixo).

Publicado por Madame Li Li | 3 Comentários |

Nenhum comentário: